Foto: Reprodução / Redes Sociais O presidente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Ceará, Antonio Alves Filho, o Conin...
![]() |
Foto: Reprodução / Redes Sociais |
O presidente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Ceará, Antonio Alves Filho, o Conin, deixou o comando da Secretaria Executiva Regional 1 (SER 1) na prefeitura de Fortaleza. O ato do Gabinete com a exoneração foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de terça-feira (20).
Segundo o dirigente, a saída do órgão municipal, onde estava lotado desde o início da gestão, se deve à participação no Processo de Eleição Direta (PED) do PT, em que irá buscar uma recondução ao posto.
“Vou rodar o estado, visitar os diretórios municipais, não dá para fazer isso só nos finais de semana. Preferi [sair], para ficar liberado”, frisou o político em conversa com o Diário do Nordeste, na tarde desta quarta-feira (21).
Disputa no PT
A eleição que escolherá quem vai liderar o diretório estadual petista pelos próximos quatro anos — e no decorrer das eleições de 2026 e 2028 — ocorrerá no próximo dia 6 de julho.
Conforme foi publicizado, além de Conin, representando o Campo Democrático, foi colocada a candidatura da vereadora de Fortaleza e integrante do Campo de Esquerda, Adriana Almeida (PT). Poderão votar no pleito todos os partidários que se filiaram até 28 de fevereiro.
Vencer a eleição para presidir o PT Ceará, por exemplo, significa comandar o partido na definição de chapa para o Governo do Estado e para o Senado Federal. Ainda ficará a cargo da direção estadual a definição de chapas para a Assembleia Legislativa e para a Câmara dos Deputados, além da articulação da campanha presidencial no Ceará.
Novo secretário da SER 1
Para substituir Conin, na Regional 1, foi nomeado o atual secretário de Juventude do PT Ceará, Francisco Carlos de Melo. O ato que oficializou a designação dele para a pasta também foi publicado nesta terça.
Francisco Carlos atuava como Secretário Executivo de Juventude do Município, segundo na hierarquia da pasta comandada pelo vereador licenciado Júlio Brizzi (PT), desde janeiro, e já foi chefe de gabinete de outro líder do partido, o deputado federal José Guimarães (PT).
Com população estimada em 344.510 mil habitantes, a SER 1 é responsável pela execução de políticas públicas municipais em dez bairros da capital: Álvaro Weyne, Barra do Ceará, Carlito Pamplona, Cristo Redentor, Floresta, Jacarecanga, Jardim Guanabara, Jardim Iracema, Pirambu e Vila Velha.
Da redação do Conexão Correio com Diário do Nordeste
Nenhum comentário