Imagem ilustrativa Os 133 cardeais eleitores estão reunidos na Capela Sistina, no Vaticano, para escolher o novo papa da Igreja Católica. O ...
![]() |
Imagem ilustrativa |
Os 133 cardeais eleitores estão reunidos na Capela Sistina, no Vaticano, para escolher o novo papa da Igreja Católica. O início formal da votação ocorreu às 11h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (7/5). A partir desse momento, os cardeais permanecem em isolamento total até que haja consenso sobre o sucessor de Francisco.
Antes de se dirigirem à Capela Sistina, os cardeais participaram da missa “Pro Eligendo Romano Pontifice”, celebrada na Basílica de São Pedro. Segundo o Vaticano, mais de 5 mil pessoas assistiram à cerimônia. A celebração marcou oficialmente a abertura do conclave e contou com a presença de todos os cardeais com direito a voto.
Na Sistina, os cardeais acompanharam um canto e fizeram, um por um, o juramento de fidelidade às normas estabelecidas para a eleição papal, incluindo a promessa de sigilo absoluto sobre tudo o que acontece no interior da Capela Sistina.
Depois, o mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias ordenou o extra omnes — expressão em latim que indica que todos os não envolvidos na eleição devem deixar o local.
O mestre e um eclesiástico foram responsáveis por conduzir uma breve meditação espiritual, com foco na responsabilidade dos eleitores e na necessidade de agir com consciência e retidão.
Com a saída dos dois últimos não eleitores, os cardeais fizeram uma oração e escutaram o cardeal decano, Giovanni Battista Re, que verifica se todos estão prontos para iniciar a votação ou se há necessidade de esclarecimentos.
Depois disso, as portas se fecharam e começou o conclave.
Da redação do Conexão Correio com Metrópoles
Nenhum comentário