Foto reprodução Instagram O governador Elmano de Freitas (PT) determinou às forças de Segurança do Estado, nesta quarta-feira (7), dobrar o ...
![]() |
Foto reprodução Instagram |
O governador Elmano de Freitas (PT) determinou às forças de Segurança do Estado, nesta quarta-feira (7), dobrar o número de operações policiais em Fortaleza diante da escalada de conflito entre facções criminosas. Nessa terça (6), uma chacina na Barra do Ceará deixou quatro pessoas mortas e ao menos seis feridas.
No anúncio, o petista também afirmou que irá intensificar a ocupação policial nos territórios dominados pelo crime, "sem dia nem hora para sair". E disse que reforçará as equipes de investigação e inteligência da Polícia Civil para que todos os crimes sejam elucidados com "a máxima urgência" e os bandidos, "identificados e presos".
Outra determinação de Elmano é intensificar, por meio da polícia penal, as operações referentes a "tornozelados" "que vêm infringindo as determinações da Justiça" para que voltem aos presídios e percam direitos adquiridos por lei.
Elmano destacou as ações após se reunir com o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá; o comandante da Polícia Militar, coronel Sampaio; o chefe da Polícia Civil, delegado Márcio Gutierrez, e o secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque. "Para todo esse reforço [de segurança], já autorizei dobrar o número de horas extras para fortalecer as nossas equipes", disse.
O gestor também irá se reunir com representantes da Justiça e do Ministério Público do Ceará (MPCE) para tentar dar "maior celeridade" a processos e mandados de busca e apreensão. "Para tirar bandidos e foragidos das ruas", justificou.
Serão dadas respostas duras a esses criminosos e a esses crimes, a maioria praticada por questões envolvendo brigas e disputas de facções. Vários bandidos já foram identificados e presos, e muito mais prisões serão realizadas nas próximas horas e dias pela nossa polícia, que tem meu irrestrito apoio e minha mais absoluta confiança. Nossa luta contra o crime será cada vez maior e mais intensa".
Chacina na Barra do Ceará
Quatro pessoas foram mortas e ao menos seis ficaram feridas em uma chacina registrada na Barra do Ceará, em Fortaleza, na noite dessa terça-feira. Após os crimes, quatro suspeitos foram detidos, de acordo com a Polícia Militar.
O Sistema Verdes Mares (SVM) apurou que homens fortemente armados invadiram um campo de futebol na rua Tambaú fingindo serem profissionais de segurança e atiraram contra pessoas que acompanhavam uma partida. Uma das vítimas identificadas pela família ao SVM foi o jovem Pedro Henrique, de 16 anos.
Imagens recebidas pela reportagem mostraram um cenário de caos, com diversas vítimas caídas sobre o gramado enquanto outras corriam. Um dos vídeos revela, ainda, dois homens no chão detidos por policiais, com um deles vestindo uma camisa que imita o fardamento das forças de segurança do Estado.
Da redação do Conexão Correio com Diário do Nordeste
Nenhum comentário