Foto: Petrus Cariry / Divulgação; Victor Jucá / Divulgação; Guillermo Graza / Divulgação 16 filmes brasileiros estão inscritos para represen...
![]() |
Foto: Petrus Cariry / Divulgação; Victor Jucá / Divulgação; Guillermo Graza / Divulgação |
16 filmes brasileiros estão inscritos para representar o País na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2026. O sucessor de "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles — que foi escolhido para a premiação neste ano e saiu vencedor do troféu, marcando uma conquista inédita para o audiovisual do Brasil — tem previsão de ser escolhido no dia 15 de setembro.
No páreo, está o filme cearense "A Praia do Fim do Mundo", de Petrus Cariry, que estreará nos cinemas no dia 4 de setembro. "O Agente Secreto", que levou dois prêmios no Festival de Cannes e é dirigido por Kleber Mendonça Filho, e "O Último Azul", vencedor no Festival de Berlim e com direção de Gabriel Mascaro, estão entre os favoritos.
O processo da escolha do representante do País é comandado pela Academia Brasileira de Cinema. Após a inscrição, os filmes serão apreciados pela Comissão de Seleção, que fará o processo de escolha em duas etapas.
No dia 8 de setembro, seis títulos serão selecionados entre os 16 da pré-lista. A decisão final do título que será submetido pelo Brasil à categoria de Melhor Filme Internacional será anunciada no dia 15 de setembro.
Uma vez escolhido, o filme fará campanha entre votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que realiza o Oscar. Uma pré-lista de 15 longas será divulgada pela entidade no dia 16 de dezembro. Já os cinco indicados serão anunciados em 22 de janeiro de 2026. A cerimônia de premiação está prevista para 15 de março de 2026.
Confira a lista completa de filmes brasileiros inscritos para o Oscar 2026:
A Melhor Mãe do Mundo, de Anna Muylaert
A Praia do Fim do Mundo, de Petrus Cariry
Baby, de Marcelo Caetano
Homem com H, de Esmir Filho
Kasa Branca, de Luciano Vidigal
Malu, de Pedro Freire
Manas, de Marianna Brennand
Milton Bituca Nascimento, de Flavia Moraes
O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho
O Filho de Mil Homens, de Daniel Rezende
O Último Azul, de Gabriel Mascaro
Oeste Outra Vez, de Erico Rassi
Os Enforcados, de Fernando Coimbra
Retrato de Um Certo Oriente, de Marcelo Gomes
Um Lobo Entre Os Cisnes, de Marcos Schechtman e Helena Varvaki
Vitória, de Andrucha Waddington
Da redação do Conexão Correio com Diário do Nordeste
Nenhum comentário