Foto: José Leomar/SVM O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta segunda-feira (1º), um alerta de vendaval que pode atingi...
![]() |
| Foto: José Leomar/SVM |
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta segunda-feira (1º), um alerta de vendaval que pode atingir quatro estados do Nordeste do Brasil, incluindo Ceará. No Estado, 18 cidades podem ser atingidas pelo fenômeno entre esta segunda e a manhã de quarta-feira (3), com ventos que podem variar entre 40 km/h e 60 km/h.
O órgão também informou que o risco de queda de galhos de árvores é baixo. Além do Ceará, Piauí, Bahia e Pernambuco receberam o alerta amarelo. No total, a previsão faz referência a 174 cidades. Vale destacar que o alerta do Inmet pode ser atualizado a qualquer momento.
Veja as cidades do Ceará com 'risco potencial' por vendaval
Aiuaba
Antonina do Norte
Araripe
Arneiroz
Assaré
Campos Sales
Catarina
Crateús
Independência
Ipaporanga
Novo Oriente
Parambu
Poranga
Potengi
Quiterianópolis
Saboeiro
Salitre
Tauá
Em caso de rajadas de vento, o órgão orienta que a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas.
Intensificação dos ventos no litoral
Além do aviso sobre vendaval, o Inmet emitiu outros comunicados para cidades cearenses. Um deles é sobre a intensificação dos ventos em regiões litorâneas. O aleta é válido entre esta segunda e terça-feira (2).
Segundo o alerta, há perigo potencial de intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla. O alerta contempla 31 cidades do litoral do Ceará, o que inclui também Fortaleza.
Veja as cidades do Ceará com 'risco potencial' por ventos costeiros
Acaraú
Amontada
Aquiraz
Aracati
Barroquinha
Beberibe
Bela Cruz
Camocim
Cascavel
Caucaia
Chaval
Cruz
Eusébio
Fortaleza
Fortim
Granja
Horizonte
Icapuí
Itaitinga
Itapipoca
Itarema
Jijoca de Jericoacoara
Maracanaú
Maranguape
Pacajus
Pacatuba
Paracuru
Paraipaba
Pindoretama
São Gonçalo do Amarante
Trairí
Da redação do Conexão Correio com Diário do Nordeste

Nenhum comentário